Na tarde desta quarta-feira (2), agricultores familiares de diversas regiões do município de Nilo Peçanha, incluindo a sede, receberam cerca de 80 mil alevinos em uma ação promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, através da Bahia Pesca.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Valdirvan Santos, a iniciativa visa incentivar o cultivo de pescado entre os pequenos produtores rurais, ampliando suas oportunidades de renda. “Nesta entrega, estamos beneficiando cerca de 80 famílias com 50 mil alevinos do tipo tilápia e mais 30 mil do tipo tambaqui. Com isso, esperamos aprimorar e fortalecer a economia desses agricultores, e mais comunidades serão contempladas em próximas etapas do projeto”, afirmou o secretário.
Nesta fase, foram beneficiadas as comunidades de Tachos, Búzios, Torres, Areião, Paulista, Sede e Oitizeiro. Entre os contemplados, o agricultor Domingos Jorge Santana, da região de Tachos, destacou a importância da iniciativa para sua produção. “Temos uma represa na roça há algum tempo e, com esses alevinos, poderemos melhorar e ampliar nossa produção. Estamos muito agradecidos por esse apoio”, declarou.
Além da distribuição dos alevinos, os produtores recebem treinamento técnico da Secretaria Municipal da Agricultura e da Bahia Pesca. O acompanhamento inclui orientações sobre adequação dos açudes (presas) para receber os filhotes, alimentação adequada e o processo de despesca, garantindo maior eficiência e sustentabilidade na piscicultura local.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Nilo Peçanha com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico do município, promovendo alternativas viáveis para a geração de renda e segurança alimentar da população.
Fonte/fotos: Ascom PMNPeçanha
0 $type={blogger}: